Unidade de Gestão de Financiamento (GMU)

Apresente a sua Proposta

ÁFRICA AUSTRAL
DATA FINAL: 31 DE MARÇO DE 2019

Consulte as directrizes para preparar a proposta e simplificar o processo de requisição de fundos e assistência técnica de OSISA. Se trabalha para uma organização da sociedade civil na África Austral, especialmente se trabalha para uma constituída
localmente, então queremos muito ouvir de si

DIRETRIZES

Solicitação de uma Subvenção

PROCESSO PASSO-A-PASSO

Projecto da proposta completado…

Próximo passo:

Processo de solicitação

Apresentação de Solicitações

As solicitações podem ser enviadas através das seguintes opções:

  1. Pelo correio a: Open Society Initiative for Southern Africa, PO Box 678, Wits, Johannesburg, South Africa 2050
  2. Por fax: +27 11 5875099
  3. Online via www.osisa.org
  4. Por email a: grantproposals2019@osisa.org, info.angola@osisa.org)

Por favor, utilize um ÚNICO método de envio.
Para apresentar o seu conceito/ideia à atenção dos nossos Grupos, por favor download e preencha os modelos da nossa
Concept Note e de Budget

O Que Não Financiamos:

  1. Projectos de investigação e produções editoriais não ligados a uma estratégia de advocacia mais abrangente
  2. Capital para iniciar projectos de geração de rendimento fora de um quadro mais abrangente de capacitação
  3. Iniciativas individuais e viagens para conferências fora de uma estratégia bem articulada mais abrangente
  4. Projectos fora do nosso mandato geográfico (OSISA opera em Angola, Botsuana, RDC, Lesoto, Madagáscar, Malaui, Moçambique, Namíbia, eSwatini, Zâmbia e Zimbábue)
  5. Não financiamos nem partidos nem candidatos políticos

Uma Nota Sobre Prazos:

O prazo necessário para analisar uma proposta varia de acordo com a complexidade da mesma, do problema a ser abordado e do número de propostas para analisar. De modo geral, pode levar até quatro meses, do momento em que a proposta é recebida à concessão final da subvenção, mesmo se OSISA tenta ser o mais expediente possível no analisar de inquéritos e propostas. Por favor tome isto em consideração enquanto prepara o seu plano.

Top

A seguir algumas sugestões para o sumário executivo:

  1. Forneça uma pequena exposição do problema
  2. Descreva sucintamente a solução, incluindo as principais actividades e quem vai beneficiar do projecto
  3. Diga-nos qual a duração do projecto em meses ou anos. (Por favor tome nota de que a atribuição de subvenções é para dentre um a três anos. Financiamento plurianual dependerá da disponibilidade de fundos e da apresentação de relatórios do progresso satisfatórios).
  4. Descreva os parceiros com quem vai trabalhar e identifique a pessoa que preparou a proposta para termos um contacto, no caso de haver alguma dúvida.
  5. Forneça uma explicação sobre a quantia de dinheiro de que necessita para o projecto (em dólares US) e informe-nos sobre os seus planos de financiamento futuro. Três anos é um bom ponto de referência, mas você pode estar a considerar um período mais longo ou mais curto. É importante deixar clara a percentagem da contribuição total ao seu projecto que está a solicitar de OSISA.

Lembre-se que as metas são conceituais e abstractas enquanto que os objectivos são mais específicos e indicam-nos o que espera realizar nos prazos curto e médio.

Esta secção define os seus objectivos, que deveriam ser:

Específicos - bem definidos. Relacionados directamente com a questão a ser abordada
Mensuráveis – os resultados são expressos de forma quantificável?
Possíveis – podem ser realizados no período definido
Relevantes – devem ser relevantes e ligados às prioridades e actividades
Definidos no tempo – estabelecer um período bem definido

Terá de enumerar as principais actividades que irá empreender para realizar os seus objectivos. Estamos interessados em detalhes específicos mas por favor, não mencione demasiadas actividades. Quanto mais sucintas e claras as suas actividades, e quanto mais uma actividade estiver ligada a um objectivo específico, tanto mais fácil será para nós compreendermos o que quer que financiemos. Por favor especifique o período estimado para implementação do seu projecto, incluindo as datas de início e completação das principais metas no projecto.

Para esta secção deve incluir:

  1. A sua situação jurídica
  2. Onde e quando a organização foi fundada
  3. Exemplos de outro trabalho que tenha feito (mesmo se for novo/a no cargo, queremos saber o que já fez até agora)
  4. Colaboração com outros grupos
  5. Composição da estrutura de governação incluindo, se for o caso, áreas de conflito de interesse com membros do conselho de OSISA ou membros do pessoal
  6. A missão e o objectivo da sua organização
  7. Em uma ou duas frases, que avaliação faz da situação financeira e de integridade da sua organização? Há alguma razão para preocupação? Algumas razões de preocupação podem ser a dívida excessiva ou o excesso de endividamento perante executivos ou membros do conselho, como demonstrado nas notas apensas a relatórios financeiros, políticas remuneratórias incomuns, alegações recentes de roubo ou fraude, incapacidade de elaborar relatórios financeiros ou défices operacionais persistentes ou projectados.
  8. Em uma ou duas frases, que reputação tem a organização quanto à eficácia programática entre pares, doadores e especialistas nessa área?
  9. Em uma ou duas frases e nos anos recentes, quão eficaz tem sido a organização a promover iniciativas de sociedade aberta como: a edificação de sociedades vibrantes e tolerantes, a defesa dos direitos humanos, a redução da desigualdade, a justiça, o ensino, a saúde pública e os média independentes.
  10. Qual é, em uma ou duas frases, o contexto político para a subvenção? Os factores a considerar podem incluir a dinâmica política, as promulgações legislativas ou regulamentares e as mudanças institucionais que influenciam o risco envolvido na proposta subvenção
  11. A sua jurisdição ou onde obteve a sua credibilidade organizacional
  12. As suas fontes de financiamento principais.
  13. Descreva em algumas palavras, a capacidade da organização gerir um projecto da proposta dimensão
  14. Descreva as qualificações e especialidade do/s indivíduo/s responsável/is pela implementação do projecto.

Nesta secção diga-nos por favor, a) se o projecto visa trabalhar com homens e mulheres seja de maneira diferente, seja de maneira semelhante, b) se os impactos vão ser repartidos pelos géneros, e c) se a sua organização incorpora a igualdade dos sexos nas suas estruturas de tomada de decisões.

Aqui procuramos entender o seu modelo para participação de jovens e sua inclusão na tomada de decisões.

Por favor diga-nos se o projecto é sustentável. Se o não for, diga-nos porquê e o valor que há em continuar a financiá-lo.

Gostaríamos de saber quem vão ser os seus parceiros locais e de implementação. Isto é especialmente importante para as organizações regionais ou grupos nacionais que esperam poder trabalhar em algumas comunidades onde ainda não estabeleceram a sua presença.

Por favor seja bem claro sobre a quantia de dinheiro de que necessita para o período inteiro, bem como o que necessita anualmente. OSISA requer que todas as organizações que solicitam fundos apresentem:

  1. Um orçamento pormenorizado e que define as necessidades financeiras do proposto projecto
  2. Uma orçamento organizacional geral para cada ano
  3. Um Relatório de Auditoria Recente, se disponível